A construção do novo prédio que abrigará a UPA Petrolândia está em plena execução após cerca de seis meses de seu início. A unidade será preparada para atender cerca de 300 usuários por dia, dobrando sua capacidade em relação à estrutura atual, e garantindo avanços importantes na oferta de serviços de urgência e emergência na saúde pública para a região, que também absorve demandas de cidades vizinhas, como Betim.
Os trabalhos estão na etapa de fundação. Já foram finalizados os serviços de escavação e concretagem. Agora, estão em andamento, o arrimo das ruas Madeirão, Monte Belo e Maripá para, posteriormente, iniciar os muros de divisa do terreno. Na sequência, serão iniciados os blocos e cintas da fundação. Vale lembrar que foi feita, anteriormente, a revisão da topografia, terraplanagem, e dos projetos estruturais e de contenção, que estão permitindo o avanço nos trabalhos.
Arrimos estão em andamento e vão garantir a segurança e evitar deslizamentos - Foto: equipe Semobs/PMC
O prédio onde a UPA Petrolândia funciona atualmente é utilizado desde agosto de 1991 e realiza em torno de 4,5 mil atendimentos médicos por mês. Entretanto, com o adensamento populacional da região, que já passa de 50 mil habitantes, a unidade ficou defasada, tanto em sua capacidade de satisfazer a demanda da comunidade, quanto no que tange à sua infraestrutura.
O endereço da nova unidade será na rua Madeirão, 57, entre as ruas Maripá e Monte Belo, no bairro Industrial São Luiz, em uma área de mais de 1,2 mil m². Ela terá um pavimento, contando com posto de triagem; salas de exames e radiologia; consultórios; salas de medicação, inalação e observação; laboratório e sala de coleta; Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF); refeitório; quarto para plantão dos funcionários; copa; vestiários; sanitários; setor administrativo, além de área para embarque e desembarque de ambulâncias.
Para a construção da nova UPA Petrolândia, a Prefeitura de Contagem está investindo mais de R$8 milhões com recursos do Tesouro Municipal e de emenda parlamentar. A expectativa é que ela seja entregue no primeiro semestre de 2025.
Investimentos na saúde
A construção da UPA Petrolândia confirma o compromisso da Prefeitura de Contagem em ampliar, modernizar e garantir um atendimento mais ágil e humanizado para toda a população. Ao todo, são mais de R$ 20 milhões investidos na saúde do município nos últimos três anos, com a implantação de três novas UPAs (Petrolândia, Nacional e Industrial, esta última já entregue e em funcionamento); reformas estruturantes nas três unidades já existentes (JK, Vargem das Flores e Ressaca); ampliação do Complexo Hospitalar, com mais de dez intervenções no Hospital Municipal; criação de 32 leitos de enfermaria e mais dez de CTI, além da revitalização de diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Tudo para aumentar a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.